Oláaaaaaaaaa

Quem acompanha meu facebook ou meu instagram percebeu que nos últimos tempos tenho lido uma nova saga (e caído de cabeça nela, como de costume) isso mesmo! AS FUCKING CRÔNICAS DE GELO E FOGO!

Para quem não sabe, esses são os livros que inspiraram a série da HBO, Game Of Thrones (homônima do primeiro livro da saga) e tem se tornado um grande sucesso mundial desde que foi lançada a primeira temporada.

Como muita gente vive me perguntando sobre o que eu acho do livro, ou até mesmo sobre o livro em si, resolvi fazer um post e sanar todas essas dúvidas, vocês irão acompanhar a minha leitura e irei postando aqui conforme for avançando, contando sobre os acontecimentos de cada livro, relacionando com a série (que começarei a assistir assim que arrumar tempo) e principalmente, adicionando a minha impressão sobre cada coisinha hehe.

Bom, no momento estou no segundo livro, então farei esse post apenas sobre o primeiro: Guerra dos tronos, sem relacionar muito com a série, afinal, ainda não vi mais que dois episódios.

(Não reparem na ordem, troquei os livros dois e um na hora de tirar a foto, vocês podem conferir a numeração correta nos livros, abaixo do título)

Sinopse



Não sei se vocês já ouviram falar, mas As Crônicas de gelo e fogo são extremamente difíceis de se explicar, mas eu vou tentar né haha.

A história se passa no território de Westeros, ou também conhecido como Sete reinos, que pertencia a uma antiquíssima dinastia de humanos dragões, os Tagaryen, há váaaarios anos atras o rei Aegon uniu os sete reinos em um só e meio que criou Westeros, e desde então o trono de ferro pertence a sua família. Porém, anos e anos depois, durante o reinado do Rei Aerys, o povo fica insatisfeito com a atual situação do reino e as medidas tomadas pelo atual rei (chamado de Aerys, o Louco) e então é aberta a oportunidade perfeita para uma revolução. Robert e Ned são amigos desde sua juventude, e com a ajuda de seu mentor Jon Arryn, eles tomam o trono de ferro da família Tagaryen, tornando Robert o novo rei, e Jon Arryn a mão do rei (uma espécie de primeiro ministro). Ned, um homem honrado e sem ganância vai governar em Winterfell, terra de sua família e parte dos sete reinos. (SIM, OS STARK!).

Resumo: existem sete reinos, cada um com seu Lorde e um Rei no trono de ferro que manda naquela porra toda.

A história começa a se desenrolar quando a até então mão do rei, Jon Arryn, morre misteriosamente e o Rei Robert (que se preocupava mais com mulheres, bebida e farra do que com o seu reino) precisa encontrar outra pessoa para ocupar o cargo. É aí que ele a toda sua corte viajam para Winterfell, propor pessoalmente a Ned Stark a posição de mão do rei. O lorde stark, como eu já disse anteriormente, não era um homem nada ganancioso, e quer recusar a proposta, sendo persuadido pela sua esposa Catelyn (por motivos que vão se desenrolar mais tarde). Sendo assim, a contragosto Ned leva duas de suas duas filhas a Porto Real ,a ''capital'' do reino, onde fica o trono de ferro, deixando os outros três filhos e seu bastardo em Winterfell.

Enquanto isso, do outro lado do mar, os dois filhos perdidos do rei Aerys, que fugiram de Westeros durante a guerra que matou toda sua família, estão planejando tomar o trono de volta. Viserys e Daenerys são irmãos, sua mãe morreu durante o parto da mais nova, e seus irmão e pai morreram durante a guerra, restando apenas esses dois representantes da dinastia de sangue e fogo, os Tagaryen. Viserys é extremamente ambicioso, e meio que ''troca'' sua irmã com o Khal (uma espécie de rei de um povo selvagem chamado dothraki, não vou entrar em muitos detalhes senão vou escrever praticamente um novo testamente hahaha) de um povo dothraki. Motivo? Khal Drogo tinha um Khalasar (exército) GIGANTESCO e cheio de homens selvagens e guerreiros. Sendo assim, Viserys entregaria sua irmã de bandeja em troca de um exército para voltar a Westeros e retomar o trono. O casamento ocorre com sucesso e Daenerys se torna khaleesi (rainha) do povo de seu novo Khal. Porém a troca não ocorre exatamente como Viserys esperava e a história dá umas reviravoltas insanas.

A partir daí a história começa a se desenrolar, com crianças caindo de torres, incesto, zumbis além da muralha e muitos ''o inverno está chegando''.

Personagens

Não há personagem principal nas Crônicas de gelo e fogo, o foco da história toda é o trono de ferro. Vou falar de alguns personagens super queridos da minha parte e o que me fez gostar deles.

Tyrion Lannister: Todo mundo já deve ter ouvido falar do anão da casa Lannister não é mesmo? Com um senso de humor mais ácido que qualquer coisa que você já tenha visto e a língua mais afiada que uma navalha, Tyrion é a graça dos livros, de longe meu personagem favorito. Porque eu gosto tanto dele? Cada diálogo do anão é escrito de maneira tão perspicaz e inteligente que me enche de gosto ler, é um personagem tão cheio de peculiaridades, e a cada novo capítulo descobrimos uma coisa nova sobre ele, e totalmente inusitada. Em suma: O TYRION É FODA PRA CARALHO.



Jon Snow: Jon é o bastardo do Lorde Stark, ou seja, fruto de uma relação fora do casamento. Ned nunca fala nada sobre a mãe do garoto, o que permanece nessa áurea de mistério durante o livro inteiro, e sua esposa Catelyn odeia o coitado do Jon, fazendo-o comer o pão que o diabo amassou, ao contrário de seus meio-irmãos, que são muito apegados ao garoto. O Jon despertou diversas impressões durante minha leitura, odiei ele, amei ele, e terminei amando mesmo. Acho extremamente fácil se identificar com ele, além do mais, ele é o tipo de personagem cujas decisões praticamente nunca me decepcionam hahaha.


Arys Stark: A ARYA É LOUCAAAAA! e por isso eu amo tanto ela! Em contraste com sua irmã nojentinha, a Sansa, Arya é a menina moleque, não quer usar vestidos nem bordar e prefere espadas a bonecas. Tenho que admitir que metade do meu amor pela Arya vem das cortadas que ela dá na irmã pé no saco dela hehe. Gosto da maneira como a garota demonstra ter uma personalidade tão forte, mesmo apesar da cobrança, o que vemos logo de cara. No fim do livro acontece uma virada louca na vida da Arya que dá mais espaço para que a conheçamos melhor fora do círculo familiar. (Tô tomando cuidado pra não dar spoiler)


Minhas impressões



Basicamente, eu to amando esses livros pra cacete (NÃO HÁ OUTRA PALAVRA PARA USAR). Não recomendaria para todo mundo, pois são livros bem grandinhos (na minha edição, o menor tem quase 700 páginas) e é preciso bastante atenção para lê-los, afinal há MUITOS personagens, cada um envolvido em seu próprio problema e todos envolvidos no foco principal da série: o trono de ferro. 

Falando da formatação do livro, a minha edição é bem incrível (comprei numa promoção na submarino, aqui , é uma edição luxo, por isso é bem mais cara, mas há diversas outra edições beeeem mais em conta) e tem páginas bem largas com letras bem pequenas, o que para uns pode cansar a leitura mas para mim só melhora hahaha <3. Os capítulos são divididos em cada personagem, mostrando o ponto de vista de cada um, e narrados em terceira pessoa. 

A escrita é simplesmente impecável, George R.R Martin consegue criar um mundo fantástico de se tirar o chapéu, sem sequer um furo na história, com várias coisas entreligadas, famílias, guerras, conflitos, e tudo perfeitamente narrado. Não consigo ficar cansada de ler isso!

Uma prova de que Martin escreve seus livros com cuidado minucioso, é que ele demora anos para lançar um novo volume, realizando pesquisas e analisando detalhe por detalhe. Não se preocupando com quantidade, mas sim com qualidade, (ao contrário de muitos autores hoje em dia) o que percebe-se refletido em sua obra magnífica.


Se quiserem uma visão ampla da primeira temporada da série, podem ver esse vídeo suuuuuuuuuuper legal que encontrei, muito bem explicado e ao mesmo tempo sucinto :)

Esse foi o post, gente <3 espero que tenham gostado, pois deu um trabalhão pra fazer hahahah Beijos, e deixem seus comentários.


Deixe um comentário